Vinte anos após a fundação da Capitania do Espírito Santo, José de Anchieta a visitou como enviado da Europa para transmitir valores cristãos aos indígenas e...
Vinte anos após a fundação da Capitania do Espírito Santo, José de Anchieta a visitou como enviado da Europa para transmitir valores cristãos aos indígenas em 1553. Acredita-se que ele viajasse ao Espírito Santo pelo menos uma vez por ano, até que, em 1579, iniciou a fixação dos religiosos de sua ordem na aldeia de Rerigtiba (em tupi, "lugar de muitas ostras", atual Anchieta), onde, entre 1587 e 1592, permaneceu como líder de sua ordem. Lá, viveu boa parte da vida e faleceu, em 9 de junho de 1597.
(Adapt. JANUZZI, Nicolle. Passos de Anchieta: a relação do jesuíta com o estado do Espírito Santo. G1, 14 jun. 2022. Disponível em: < g1.globo.com>. Acesso em: 1 jul. 2024.)
Considerando o contexto político, assinale a afirmativa que corresponde corretamente à ordem religiosa que desempenhou um papel crucial na colonização e aculturação dos povos indígenas, estabelecendo missões católicas ao longo da costa brasileira, e à qual pertenceu José de Anchieta (1534-1597).