JurisHand AI Logo
|
Acessar legislação inteira

Artigo 20, Parágrafo 1, Inciso VII da Medida Provisória nº 850 de 10 de Setembro de 2018

Arquivamento pelo Ato de 13 de fevereiro de 2019.

Acessar conteúdo completo

Art. 20

O Poder Executivo federal fica autorizado a promover, a partir da data de instituição da Abram, a extinção do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, criado pela Lei nº 11.906, de 20 de janeiro de 2009 .

§ 1º

Ficarão incorporados ao patrimônio da União os bens móveis e imóveis do Ibram, após sua extinção, incluídas as seguintes unidades museológicas:

I

Museu Casa de Benjamin Constant;

II

Museu Casa da Hera;

III

Museu Casa das Princesas;

IV

Museu da Abolição;

V

Museu da Inconfidência;

VI

Museu da República;

VII

Museu das Bandeiras;

VIII

Museu das Missões;

IX

Museu de Arqueologia de Itaipu;

X

Museu de Arte Religiosa e Tradicional;

XI

Museu de Arte Sacra da Boa Morte;

XII

Museu de Arte Sacra de Paraty;

XIII

Museu do Diamante;

XIV

Museu do Ouro;

XV

Museu Forte Defensor Perpétuo;

XVI

Museu Histórico de Alcântara;

XVII

Museu Histórico Nacional;

XVIII

Museu Imperial;

XIX

Museu Lasar Segall;

XX

Museu Nacional de Belas Artes;

XXI

Museu Regional Casa dos Ottoni;

XXII

Museu Regional de Caeté;

XXIII

Museu Regional de São João del-Rei;

XXIV

Museu Solar Monjardim;

XXV

Museu Victor Meirelles;

XXVI

Museu Villa-Lobos; e

XXVII

Museus Castro Maya.

§ 2º

Os bens de que trata o § 1º serão geridos pelo Ministério da Cultura, a quem competirá realizar as atividades necessárias à caracterização, à incorporação, à regularização cartorial, à destinação, ao controle, à avaliação, à fiscalização e à conservação dos bens.

§ 3º

Os bens de que trata o § 1º poderão ser destinados à Abram, a critério do Ministério da Cultura, mediante cessão de uso ou cessão do direito real de uso, nos termos do disposto no caput e no § 1º do art. 18 da Lei nº 9.636, de 15 de maio de 1998 .

§ 4º

Os saldos das dotações consignadas no Orçamento Geral da União em favor do Ibram no exercício financeiro de sua extinção serão utilizados pela União e pelo Ministério da Cultura, mediante abertura de créditos adicionais para atender às finalidades do disposto nesta Medida Provisória.

§ 5º

Ressalvada a oposição do Conselho Deliberativo da Abram ou do contratante, comunicada por escrito no prazo de trinta dias, contado da data de instituição da Abram, os contratos civis e comerciais vigentes do Ibram serão objeto de novação, nos termos do disposto nos incisos II e III do caput do art. 360 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civi l.

§ 6º

A União sucederá o Ibram em nos seus direitos, deveres e obrigações.

§ 7º

Os convênios, os termos de parceria, os contratos de comodato, os acordos e os ajustes originados no Ibram terão seus controles e custódia transferidos ao Ministério da Cultura, exceto aqueles que, por decisão do Ministro de Estado da Cultura, serão transferidos para a Abram.

§ 8º

Os cargos em comissão, as funções de confiança e as gratificações do Ibram serão remanejados para a Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão ou ao respectivo órgão central na data da extinção do Ibram e seus ocupantes ficarão automaticamente exonerados ou dispensados.

Art. 20, §1º, VII da Medida Provisória 850 /2018