JurisHand AI Logo
Acessar legislação inteira

Artigo 2º da Lei Estadual do Rio Grande do Sul nº 9189 de 09 de Janeiro de 1991

Cria, no Tribunal de Alçada, Câmaras, cargos e dá outras providências.

Acessar conteúdo completo

Art. 2º

São alteradas as seguintes disposições da Lei nº 7.356, de 1º de fevereiro de 1980 - Código de Organização Judiciária:

I

no artigo 46, "caput", a expressão: "é constituído por quarenta e um (41) Juizes de Alçada", passa à seguinte redação: "é constituída por cinqüenta e três (53) Juizes de Alçada".

II

no artigo 47 a expressão: "constituídas por seis (6) Câmaras a Seção Cível", passa à seguinte redação; "constituídas por nove (9) Câmaras a Seção Cível".

III

no artigo 48 a expressão: "em Câmaras Cíveis Reunidas, com o mínimo de quatorze (l4)", passa à seguinte redação: "em Câmaras Cíveis Reunidas com o mínimo de vinte (20)".

IV

O artigo 53 passa a vigorar com a seguinte redação: "Art. 53 - As Câmaras Cíveis Reunidas são constituídas pelos Primeiro, Segundo, Terceiro e Quarto Grupos Cíveis, sendo presididas pelo Presidente ou Vice-presidente do Tribunal, os quais, em suas faltas ou impedimentos, serão substituídos pelo juiz mais antigo presente".

V

o artigo 56 passa a vigorar com a seguinte redação: "Art. 56 - Os Grupos Cíveis são formados por Câmaras Separadas: a Primeira e a Segunda compõem o Primeiro Grupo; a Terceira e a Quarta, o Segundo Grupo; a Quinta e a Sexta, o Terceiro Grupo; a Sétima, a Oitava e a Nona, o Quarto Grupo. § 1º - O quorum mínimo de funcionamento dos Grupos Cíveis será estabelecido pelo Regime Interno do Tribunal. § 2º - Enquanto não instalada a nova Câmara Cível, o Quarto Grupo Cível será integrado pela Sétima e Oitava Câmaras Cíveis".