Use o Vade Mecum AI para Concursos: Lei + Questões em um só lugar!
JurisHand AI Logo

Artigo 2º, Inciso IV da Lei Estadual de Minas Gerais nº 24.317 de 08 de maio de 2023

Acessar conteúdo completo

Art. 2º

– Para a obtenção do Selo Empresa Parceira da Mulher, caberá à empresa interessada:

I

desenvolver programas de incentivo, auxílio, apoio e capacitação profissional voltados à mulher;

II

apresentar carta de compromisso em que conste o planejamento de ações, projetos, programas, convênios ou parcerias com órgãos ou empresas públicas ou privadas, entidades filantrópicas e associações que visem à qualificação profissional, à inclusão, ao bem-estar, à manutenção de ambiente de trabalho saudável, à proteção da integridade física e emocional e da dignidade da mulher e ao seu desenvolvimento no mercado de trabalho; (Inciso com redação dada pelo art. 1º da Lei nº 24.988, de 20/9/2024.)

III

divulgar políticas públicas ou campanhas adotadas no âmbito do Estado em defesa dos direitos da mulher;

IV

promover ações informativas e afirmativas sobre temas voltados à saúde da mulher, à qualidade de vida, ao empreendedorismo e ao mercado de trabalho;

V

incentivar o pré-natal de funcionárias gestantes;

VI

divulgar os benefícios do aleitamento materno e manter local e condições adequados para amamentação ou coleta de leite materno pelas lactantes; (Inciso com redação dada pelo art. 1º da Lei nº 24.988, de 20/9/2024.)

VII

promover campanhas, projetos ou programas de promoção da saúde da mulher.

VIII

garantir às mulheres com deficiência acessibilidade no ambiente de trabalho, nos termos da legislação vigente; (Inciso acrescentado pelo art. 1º da Lei nº 24.988, de 20/9/2024.)

IX

promover a valorização das mulheres do seu quadro de pessoal e fomentar o ingresso, a permanência, a capacitação profissional e a ascensão de mulheres na empresa, em igualdade de condições com os homens; (Inciso acrescentado pelo art. 1º da Lei nº 24.988, de 20/9/2024.)

X

garantir a equidade salarial entre funcionários homens e mulheres, sempre que houver isonomia de escolaridade, função e jornada de trabalho. (Inciso acrescentado pelo art. 1º da Lei nº 24.988, de 20/9/2024.)

Parágrafo único

– A forma e os critérios de concessão do Selo Empresa Parceira da Mulher e os casos de sua revogação serão estabelecidos pelo Poder Executivo, na forma de regulamento.