JurisHand AI Logo
Acessar legislação inteira

Artigo 4º, Parágrafo 3, Inciso III da Lei Estadual de Minas Gerais nº 21.043 de 23 de dezembro de 2013

Acessar conteúdo completo

Art. 4º

– As políticas públicas para geração de emprego priorizarão a participação das mulheres no mercado de trabalho, observadas, no que tange à questão de gênero, a transversalidade, a corresponsabilidade, a isonomia de tratamento, a igualdade de oportunidades e as especificidades relativas às questões raciais. (Caput com redação dada pelo art. 3º da Lei nº 23.529, de 6/1/2020.)

§ 1º

– Considera-se transversalidade, no que tange à questão de gênero, a obrigação de levar em conta, em qualquer decisão, a forma como são atingidos as mulheres e os homens, direta ou indiretamente, de modo a evitar o acirramento das assimetrias e promover a igualdade efetiva entre mulheres e homens. (Parágrafo com redação dada pelo art. 3º da Lei nº 23.529, de 6/1/2020.)

§ 2º

Considera-se corresponsabilidade, no que tange à questão de gênero, o dever de compartilhar as obrigações de maneira equânime, entre mulheres e homens, tanto na esfera privada, que abrange tarefas domésticas e familiares, quanto na vida pública e social.

§ 3º

Para a consecução do disposto no caput deste artigo, serão observadas as seguintes diretrizes:

I

equalização das oportunidades por meio de políticas que, suprindo necessidades das mulheres no que se refere a sua vida pessoal e a suas responsabilidades familiares, facilitem seu acesso e sua permanência no mercado de trabalho;

II

promoção da formação e da capacitação das mulheres por meio de programas que incluam a perspectiva de gênero e favoreçam seu acesso e sua permanência no mercado de trabalho;

III

incentivo à contratação de mulheres para trabalho público temporário, com vistas à garantia de igualdade de oportunidades entre mulheres e homens. (Inciso com redação dada pelo art. 3º da Lei 23.529, de 6/1/2020.)