JurisHand AI Logo
|
Acessar legislação inteira

Artigo 7º, Parágrafo 11 da Lei Estadual de Minas Gerais nº 1.906 de 23 de janeiro de 1959

Acessar conteúdo completo

Art. 7º

Ficam classificados como juízes de direito de primeira entrância, e a estes equiparados para todos os efeitos, os atuais juízes municipais em exercício.

§ 1º

A classificação como juiz de direito se fará efetiva no décimo dia da vigência desta lei, caso não a recuse antes o juiz municipal, em documento com firma reconhecida, encaminhando ao Presidente do Tribunal de Justiça e por este transmitido ao conhecimento do Chefe do Poder Executivo.

§ 2º

Continuará no exercício do próprio cargo o juiz municipal que recusar a classificação como juiz de direito.

§ 3º

Os cargos de juízes municipais de que trata este artigo, ou os juízes de direito em que ficarem classificados, não poderão ser permutados e serão automaticamente suprimidos à medida que vagarem.

§ 4º

Classificado como juiz de direito, ou mantido como de juiz municipal, o cargo terá as atribuições fixadas nesta lei para o de juiz de direito, procedendo-se à distribuição, na qual se observará, conforme a comarca, a separação entre as jurisdições civil, criminal e fiscal, e da qual se excluirão os processos de falência, as causas de acidente de trabalho e os processos de crime da competência dos tribunais de imprensa e de economia popular.

§ 5º

O juiz municipal classificado como juiz de direito continuará em exercício na comarca onde estiver servindo na data da vigência desta lei, salvo o caso de remoção ou de promoção aceita.

§ 6º

O interstício para promoção se contará do dia em que se efetivar a classificação no cargo de juiz de direito, e, para efeito de remoção a pedido, não se aplicará o disposto no artigo 68, parágrafo único.

§ 7º

Na comarca de Belo Horizonte, os atuais juízes municipais continuarão servindo nas varas em que funcionam, recebendo a designação de 2º juiz da vara.

§ 8º

Na comarca de Juiz de Fora, os atuais juízes municipais terão a designação de 2º juiz da primeira vara cível, o da primeira vara, e 2º juiz de vara criminal, o da segunda vara.

§ 9º

Na comarca de Uberaba, o atual juiz municipal ficará com a designação de juiz da vara criminal.

§ 10

Nas demais comarcas, o juiz municipal será designado como 2º juiz.

§ 11

À medida que vagar, nas comarcas de Belo Horizonte e Juiz de Fora, cargo de atual juiz municipal, ou de juiz de direito em que se classificar o mesmo, ficará automaticamente criado mais um cargo de juiz de direito da competência correspondente, até completar-se o disposto nos artigos 9º e 10 desta lei.

§ 12

No caso do parágrafo anterior, os feitos remanescentes passarão à vara que ficar criada.

§ 13

Logo vago, na comarca de Uberaba, o cargo do atual juiz municipal, ou de juiz de direito em que se classificar, ficará automaticamente criado o de juiz de direito da vara criminal.

§ 14

Nas comarcas de Araguari, Barbacena, Carangola, Caratinga, Cataguazes, Governador Valadares, Montes Claros, Muriaé, Ponte Nova, São João del Rei, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Ubá e Uberlândia, ficará criado o cargo de juiz de direito da 2ª vara logo vago o atual cargo de juiz municipal, ou de juiz de direito em que o mesmo estiver classificado.

§ 15

A classificação dos juízes municipais como juiz de direito estender-se-á também aos juízes municipais em exercício cujos cargos tiverem sua extinção prevista no artigo 2º da Lei n. 1.626, de 2 de julho de 1957.

Art. 7º, §11 da Lei Estadual de Minas Gerais 1.906 /1959