Artigo 61, Parágrafo 5 da Instituição da Lei Geral do Esporte | Lei nº 14.597 de 14 de Junho de 2023
Institui a Lei Geral do Esporte.
Acessar conteúdo completoArt. 61
(VETADO).
§ 1º
Todos os integrantes das assembleias gerais terão acesso aos documentos, às informações e aos comprovantes de despesas de contas de que trata o caput deste artigo, facultado estabelecer que a análise será realizada somente na sede da organização esportiva.
§ 2º
As organizações esportivas a que se refere o caput deste artigo poderão oferecer em garantia seus bens patrimoniais, esportivos ou sociais, inclusive imobiliários ou de propriedade intelectual, na forma de seu estatuto, ou, se omisso este, mediante aprovação de mais da metade dos associados presentes à assembleia geral especialmente convocada para deliberar sobre o tema.
§ 3º
Sem prejuízo de outros requisitos previstos em lei e do disposto no § 3º do art. 195 da Constituição Federal , as organizações esportivas de que trata o caput deste artigo somente poderão obter financiamento com recursos públicos ou fazer jus a programas de recuperação econômico-financeiros se, cumulativamente, atenderem às seguintes condições:
I
realizar todos os atos necessários para permitir a identificação exata de sua situação financeira;
II
apresentar plano de resgate, plano de investimento e plano de provimento de credores trabalhistas;
III
garantir a independência de seus conselhos de fiscalização e de administração, quando houver;
IV
adotar modelo profissional e transparente; e
V
apresentar suas demonstrações financeiras juntamente com os respectivos relatórios de auditoria.
§ 4º
Os recursos do financiamento direcionados à implementação do plano de resgate serão utilizados:
I
prioritariamente, para quitação de débitos fiscais e trabalhistas; e
II
subsidiariamente, para construção ou melhoria de arena esportiva própria ou de arenas por elas utilizadas para mando de suas provas ou partidas, com a finalidade de atender aos critérios de segurança, saúde e bem-estar do espectador.
§ 5º
Na hipótese do inciso II do § 4º deste artigo, a organização esportiva deverá apresentar à instituição financiadora o orçamento das obras pretendidas.
§ 6º
(VETADO).