Use o Vade Mecum AI para Concursos: Lei + Questões em um só lugar!
JurisHand AI Logo

Artigo 6º, Parágrafo 6, Alínea a do Decreto Estadual do Rio Grande do Sul nº 36264 de 31 de Outubro de 1995

Aprova o Regulamento do Fundo Operação Empresa (FUNDOPEM - RS), instituído pela Lei nº 6.427, de 13 de outubro de 1972.

Acessar conteúdo completo

Art. 6º

As solicitações de apoio financeiro através do Fundo obedecerão, para enquadramento prévio, às seguintes condições:

I

que o empreendimento seja considerado de interesse para a industrialização do Estado, com base nos critérios de que trata o parágrafo 1º do artigo 9º;

II

que a empresa esteja em dia com suas obrigações fiscais e que não se verifiquem restrições à proponente, seus titulares ou diretores;

III

que sejam observados os seguintes parâmetros:

a

o investimento fixo, exceto o terreno, de projetos de implantação e/ou expansão deve ser no mínimo de 10.000 Unidades de Incentivo do FUNDOPEM do Estado do Rio Grande do Sul (UIF/RS). - 10.000 UPF's, quando localizados em municípios que representem um INDI de até 150; - 20.000 UPF's, quando localizados em municípios que apresentem um INDI entre 151 e 300; - 30.000 UPF's, quando localizados em municípios que representem um INDI entre 301 e 500; - 40.000 UPF's, quando localizados em municípios que representem um INDI acima de 500.

b

o incremento real mínimo em relação à arrecadação média do ICMS, nos casos de expansão, além do parâmetro referido na alínea anterior, deve ser de: - 5%, quando localizados em municípios que apresentem um INDI de até 150%; - 10%, quando localizados em municípios que apresentem um INDI entre 151 e 300; - 15%, quando localizados em municípios que apresentem um INDI entre 301 e 500; - 20%, quando localizados em municípios que apresentem um INDI acima de 501.

c

a geração de empregos, diretos ou indiretos, através de cooperativas de trabalho ou microempresas, vinculadas a uma única empresa, caso em que, cumulativamente, os parâmetros deverão ser: o incremento de empregos; o incremento de ICMS; a população do município; a localização do empreendimento.

§ 1º

Para os efeitos do inciso III, considera-se o indicador de industrialização - INDI apurado com base no grau de desenvolvimento industrial dos municípios do Estado.

§ 2º

A Coordenadoria-Geral da Central do SEADAP expedirá, anualmente, resolução atualizando o INDI e informando os fatores considerados para a sua apuração.

§ 3º

Para projetos de reativação de plantas industriais paralisadas ou de expansão de produção decorrente da geração de novos empregos, serão aplicadas as condições dos incisos I, II e a alínea "c" do inciso III deste artigo.

§ 4º

A eventual existência de capacidade ociosa instalada merecerá específico exame do Conselho Diretor.

§ 5º

Para o Programa Setorial de Desenvolvimento da Indústria de Transformação de Produtos Petroquímicos e Químicos do Estado do Rio Grande do Sul - PROPLAST/RS, de que trata o artigo 11 da Lei nº 6.427, de 13 de outubro de 1972, com a redação dada pela Lei nº 10.545, de 15 de setembro de 1995, o Conselho Diretor do FUNDOPEM-RS estabelecerá condições especiais para o enquadramento dos projetos, ficando desobrigados do estabelecido neste artigo.

§ 6º

O disposto no parágrafo 9º do artigo 5º somente se aplica a investimentos de vital interesse econômico do Estado, desde que atenda, cumulativamente, aos seguintes requisitos:

a

existia iminência de perda do investimento para outra unidade da federação;

b

ocorra em setor de grande potencial de arrecadação de imposto;

c

amplie a capacidade instalada da empresa no Rio Grande do Sul no mínimo, em 50% (cinqüenta por cento);

d

contenha elevado potencial tecnológico ou implique em significativa modernização do parque fabril instalado.

§ 7º

O disposto no inciso II deste artigo não se aplica a cooperativa em relação às obrigações fiscais de outra empresa em que tenha participação inferior a 5% (cinco por cento) e na qual não detenha poder de gestão.

Anexo

Texto

REGULAMENTO DO FUNDO OPERAÇÃO EMPRESA (FUNDOPEM-RS)