JurisHand AI Logo
Acessar legislação inteira

Artigo 1º, Inciso VIII do Decreto Estadual de Minas Gerais nº 744 de 15 de fevereiro de 1937

Acessar conteúdo completo

Art. 1º

Fica outorgada, a título precário, à Companhia Sul Mineira de Eletricidade, autorização para fazer, com os municípios aos quais já vem fornecendo energia elétrica, novos contratos para continuar esse fornecimento, observadas as condições seguintes: 1) Nos Municípios em que os contratos ainda vigorem, até que se faça a revisão deles, continuarão os mesmos em vigor, com as restrições estabelecidas na Constituição e nas leis atuais. 2) Nos municípios em que os contratos já terminaram, continuarão as relações entre a Companhia e os governos municipais respectivos a ser regidas pelos antigos contratos, até que sejam celebrados os novos. 3) Nos municípios em que o fornecimento vem se fazendo sem contrato, as relações entre a Companhia e os governos municipais respectivos continuarão a reger-se pelas praxes até agora adotadas, até que sejam ultimados os novos contratos. 4) As Prefeituras cujos contratos com a Companhia já terminaram, ou aquelas que, de acordo com a Companhia, desejarem a novação antes de findar os prazos contratuais, poderão pôr em hasta pública o fornecimento de energia elétrica e a exploração do respectivo serviço, ficando assegurados à Companhia os seus direitos em virtude dos contratos pelos quais vinha fazendo o fornecimento. 5) A título provisório, isto é, até a vigência da nova legislação a que alude o n.1 deste artigo, as tarifas ou tabelas de preço de energia para os diversos fins serão fixados de modo a não exceder os limites máximos seguintes:

I

Iluminação particular: Taxa mínima com direito a 20 KWH mensais –16$000 por mês, por grupo de 750 watts de carga ligada; 21 – 30 KWH a $800 o KWH; 31 – 50 KWH a $700 o KWH; 51 em diante, $600 o KWH.

II

Força motriz baixa tensão, até 5 HP: Taxa de demanda: 10$000 por HP de carga ligada e por mês, até 10 HP. 5$000 por HP de carga ligada e por mês, por mais de 10 HP. Tarifa de consumo: $150 por KWH. Motores acima de 5 HP, mais a taxa de 2$000 por HP pela transformação.

III

Usos domésticos: Acima de 2 HW de carga ligada. 1 – 300 KWH de consumo: $250 o KWH. Acima de 300 de consumo: $150 o KWH; Taxa mínima – 9$000 por KW, por carga ligada e por mês.

IV

Taxa de inspeção: Para instalação de luz: 1$000 por receptáculo ou tomada, corno mínimo de 5$000 por instalação;

V

Taxa de ligação: 3$000 por instalação de luz; 5$000 por instalação de força.

VI

Aferição de contadores; 10$000 por medidor monofásico; 12$000 por medidor trifásico, independente de carga.

VII

Depósito: Para luz: 2 meses de consumo estimado; Para força: 2 meses de consumo estimado.

VIII

Aluguel: Medidor de luz: 2$000 mensais pelos aparelhos até 10 ampères, e nessa proporção para os de maior capacidade; 3$000 mensais por grupo de 10 ampères ou fração, quando trifásicos. Observações: – No caso de ligação para força motriz e outros fins industriais, com potência superior a vinte cavalos, a Companhia fará o suprimento de energia em alta tensão, e os preços serão regulados por contrato especial entre as partes, onde as vantagens concedidas sobre o preço das tabelas acima serão relativas às condições especiais de utilização de energia.