Use o Vade Mecum AI para Concursos: Lei + Questões em um só lugar!
JurisHand AI Logo

Artigo 5º, Inciso II do Decreto Estadual de Minas Gerais nº 20.437 de 05 de março de 1980

Acessar conteúdo completo

Art. 5º

– Considera-se dependente do segurado, para os efeitos deste Regulamento:

I

a esposa; o marido inválido, a companheira mantida há mais de cinco (5) anos; o filho de qualquer condição, menor de dezoito (18) anos ou inválido e a filha, de qualquer condição, solteira, que não ocupe cargo ou emprego público em órgão da Administração Direta ou Indireta da União, de Estado e de Município;

II

a pessoa designada que, se do sexo masculino, só poderá ser menor de dezoito (18) anos, maior de sessenta (60) anos, ou inválida;

III

a mãe; IV – o pai inválido; V – o irmão, de qualquer condição, menor de dezoito (18) anos ou inválido; a irmã solteira, de qualquer condição, menor de vinte e um (21) anos ou inválida.

§ 1º

– Equipara-se ao filho, nas condições estabelecidas no inciso I, por declaração escrita do segurado: 1) o enteado; 2) o menor que, por determinação legal, se encontre sob sua guarda ou tutela e não possua recurso suficiente para o próprio sustento e educação.

§ 2º

– A existência de dependente de qualquer das classes previstas nos incisos I e II exclui do direito as prestações ou das classes subsequentes.

§ 3º

– inexistindo esposa, ou marido inválido, com direito às prestações, a pessoa designada poderá, por declaração escrita do segurado, concorrer com os filhos deste.

§ 4º

– Não sendo casado civilmente o segurado, presumir-se- à designada a pessoa com quem tenha se casado religiosamente.

§ 5º

– Por declaração escrita do segurado, os dependentes a que se referem os incisos III e IV poderão concorrer com a esposa, a companheira, ou o marido inválido, ou com a pessoa designada na forma do parágrafo anterior, salvo se existir filho com direito à prestação.

§ 6º

– A dependência econômica da pessoa indicada no inciso I é presumida e a das demais deve ser comprovada.

§ 7º

– Para efeito deste artigo a invalidez física ou mental deverá ser comprovada por exame médico realizado pela CBPM.