Artigo 141, Parágrafo 2 do Decreto nº 9.263 de 28 de dezembro de 1911
Reorganiza a Justiça do Districto Federal.
Acessar conteúdo completoArt. 141
A’s camaras reunidas da Côrte de Appellação compete:
§ 1º
Organizar o seu regimento interno e reformal-o, sendo, porém, vedado crear disposição de caracter processual.
§ 2º
Deliberar sobre materia de ordem e serviço interno que interesse ao Tribunal, quando para esse fim convocadas pelo presidente, por si ou á requisição de um ou mais desembargadores.
§ 3º
Organizar annualmente a lista de antiguidade dos juizes de direito, pretores e membros do Ministerio Publico, a qual deverá acompanhar o relatorio dos trabalhos do Tribunal, e apresentar ao Presidente da Republica por intermedio do ministro da Justiça, o nome ou nomes dos juizes de direito a quem competir a promoção.
§ 4º
Organizar as listas dos candidatos a juiz de direito, pretor e escrivão, de conformidade com o disposto nos arts. 14, § 4º, 15, § 2º, e 20, principio.
§ 5º
Julgar a suspeição opposta, aos juizes do conselho supremo.
§ 6º
Julgar as habilitações em autos pendentes perante ellas.
§ 7º
Advertir ou censurar, nos accórdãos, os juizes ou funccionarios de justiça, e proceder na fórma da parte final do art. 138.
§ 8º
Julgar em primeira e unica instancia: I, os embargos de nullidade (decreto n. 737, de 1850, artigo 680) e os infringentes do julgado (decreto citado, artigo 663), cumulativamente oppostos, ou não, na acção ou na execução (decreto citado, arts. 577, §§ 1º e 8º, ns. 1, 2 e 3, em segunda instancia pela 1ª ou 2ª camara; II, as acções rescisorias para annullação das sentenças definitivas das mesmas camaras, ou dellas reunidas, em juizo ordinario contencioso; III, os crimes communs e os de responsabilidade de seus membros, dos juizes de direito, do chefe de Policia, do procurador geral e do prefeito municipal, proferindo tambem a sentença de pronuncia e conhecendo do recurso da não acceitação, ou da rejeição da queixa ou denuncia.