JurisHand AI Logo
|
Acessar legislação inteira

Artigo 14 do Decreto nº 3.725 de 10 de Janeiro de 2001

Regulamenta a Lei nº 9.636, de 15 de maio de 1998, que dispõe sobre a regularização, administração, aforamento e alienação de bens imóveis de domínio da União, e dá outras providências.

Acessar conteúdo completo

Art. 14

A utilização, a título precário, de áreas de domínio da União será autorizada mediante outorga de permissão de uso pelo Secretário do Patrimônio da União, publicada resumidamente no Diário Oficial.

§ 1º

Do ato de outorga constarão as condições da permissão, dentre as quais:

I

a finalidade da sua realização;

II

os direitos e obrigações do permissionário;

III

o prazo de vigência, que será de até três meses, podendo ser prorrogado por igual período;

IV

o valor da garantia de cumprimento das obrigações, quando necessária, e a forma de seu recolhimento;

V

as penalidades aplicáveis, nos casos de inadimplemento; e

VI

o valor e a forma de pagamento, que deverá ser efetuado no ato de formalização da permissão.

§ 2º

Os equipamentos e as instalações a serem utilizados na realização do evento não poderão impedir o livre e franco acesso às praias e às águas públicas correntes e dormentes.

§ 3º

Constituirá requisito para que se solicite a outorga de permissão de uso a comprovação da prévia autorização pelos órgãos federais, estaduais e municipais competentes para autorizar a realização do evento.

§ 4º

Durante a vigência da permissão de uso, o permissionário ficará responsável pela segurança, limpeza, manutenção, conservação e fiscalização da área, comprometendo-se, salvo autorização expressa em contrário, a entregá-la, dentro do prazo, nas mesmas condições em que inicialmente se encontrava.

§ 5º

O simples início da utilização da área, ou a prestação da garantia, quando exigida, após a publicação do ato de outorga, independentemente de qualquer outro ato especial, representará a concordância do permissionário com todas as condições da permissão de uso estabelecidas pela autoridade competente.

§ 6º

Nas permissões de uso, mesmo quando gratuitas, serão cobrados, a título de ressarcimento, os custos administrativos da União, relacionados direta ou indiretamente com o evento.

§ 7º

A Secretaria do Patrimônio da União estabelecerá os parâmetros para a fixação do valor e da forma de pagamento na permissão de uso de áreas da União.

§ 8º

A publicação resumida identificará o local de situação da área da União, o permissionário e o período de vigência da permissão.

Art. 14 do Decreto 3.725 /2001