JurisHand AI Logo
|
Acessar legislação inteira

Artigo 879, Inciso V do Regulamento de Impostos | Decreto nº 3.000 de 26 de Março de 1999

Regulamenta a tributação, fiscalização, arrecadação e administração do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza.

Acessar conteúdo completo

Art. 879

A prova de quitação do imposto somente será exigida nas seguintes hipóteses ( Lei nº 7.711, de 1988, art. 1º ):

I

transferência de domicílio para o exterior;

II

concessão de concordata e declaração de extinção das obrigações do falido;

III

venda de estabelecimentos comerciais ou industriais por intermédio de leiloeiro;

IV

participação em licitação pública promovida por órgão da Administração Pública Federal direta, autárquica ou fundacional, bem assim por entidade controlada direta ou indiretamente pela União;

V

operação de empréstimo ou financiamento junto a instituição financeira oficial;

VI

concessão ou reconhecimento de qualquer incentivo ou benefício fiscal ( Lei nº 9.069, de 1995, art. 60 ).

§ 1º

A prova de quitação será feita mediante declaração firmada pelo próprio interessado ou procurador bastante, sob as penas da lei, na hipótese do inciso V.

§ 2º

Se comprovadamente falsa a declaração para a operação de que trata o inciso V, sujeitar-se-á o declarante às sanções civis, administrativas e criminais previstas em lei.

§ 3º

É vedado aos órgãos e entidades da administração federal, direta ou indireta, exigir a prova de quitação do imposto, salvo nas hipóteses previstas neste artigo ( Decreto-Lei nº 1.715, de 1979, art. 2º ).

§ 4º

O órgão competente do Ministério da Fazenda poderá intervir em instrumento ou negócio jurídico que depender de prova de inexistência de débito, para autorizar sua lavratura ou realização, desde que o débito seja pago por ocasião da lavratura do instrumento ou realização do negócio, ou seja oferecida garantia real suficiente, na forma estabelecida em ato do Ministro de Estado da Fazenda ( Lei nº 9.532, de 1997, art. 66 ).

Art. 879, V do Regulamento de Impostos - Decreto 3.000 de 26 de Março de 1999