JurisHand AI Logo
Acessar legislação inteira

Artigo 19 da Lei Estadual do Rio Grande do Sul nº 11291 de 23 de Dezembro de 1998

Dispõe sobre os Serviços Auxiliares do Tribunal de Justiça do Estado; extingue, cria, transforma e altera denominações de cargos e funções; fixa atribuições; estabelece critérios para a avaliação do merecimento e dá outras providências.

Acessar conteúdo completo

Art. 19

A promoção dos funcionários detentores dos cargos de carreira, operar-se-á de classe em classe, na respectiva carreira, por merecimento e por antiguidade, alternadamente, exceto quanto à última classe de cada carreira, quando se obedecerá o critério de merecimento.

§ 1º

Somente concorrerão à promoção os servidores estáveis no cargo.

§ 2º

Na apuração da antiguidade, após a unificação das carreiras do Tribunal de Justiça com as do extinto Tribunal de Alçada, considerar-se-á o tempo de exercício na carreira e, no caso de empate, o tempo de exercício na classe e no serviço público em geral, devendo a promoção por antiguidade recair no títular do cargo de carreira classificado em primeiro lugar, segundo esse critério.

§ 3º

O merecimento, também apurado na carreira, será aferido objetivamente, tendo por base, principalmente, a qualidade do trabalho, as relações interpessoais, os requisitos pessoais, o gerenciamento, a liderança, a criatividade, o conhecimento e a maturidade profissional demonstrados pelo servidor, como condições essenciais. Igualmente, a assiduidade, a pontualidade, a disciplina, como condições complementares, e o aperfeiçoamento funcional.

§ 4º

Na aferição do aperfeiçoamento funcional serão levadas em consideração, necessariamente:

a

freqüência e eventual aprovação em cursos promovidos pelo Tribunal de Justiça;

b

participação efetiva em grupos de trabalho, sindicância ou comissão, mediante designação formal, e em cursos, congressos ou similares relacionados com a respectiva área de atuação;

c

publicação de artigos ou livros relacionados à respectiva área de atuação.

§ 5º

Os títulos utilizados na avaliação em que o servidor for promovido não serão considerados para efeitos de novas promoções.

§ 6º

O Tribunal de Justiça baixará regulamento, fixando normas objetivas para as promoções de que trata este artigo, a elas concorrendo todos os ocupantes dos cargos situados na classe imediatamente inferior àquela em que venha ocorrer a vaga.