Use o Vade Mecum AI para Concursos: Lei + Questões em um só lugar!
JurisHand AI Logo

Artigo 12, Parágrafo 3 da Lei Estadual do Paraná nº 4766 de 16 de Novembro de 1963

Concede, em caráter de emergência, aos Servidores Públicos, civis e militares do Estado, qualquer que seja o Quadro e a categoria funcional a que pertençam, inclusive inativos, um abôno provisório de Cr$ 10.000,00 mensais, que será pago a partir de 1º. de novembro de 1963 e dá outras providências.

Acessar conteúdo completo

Art. 12

As contribuições dos servidores, inclusive os autárquicos, municipais e de entidades que celebrarem convênios com o I.P.E., serão devidas em mensalidades integrais, correspondentes a quatro por cento (4%) de sua retribuição do mês e constituída de vencimentos, salários, proventos, inclusive direitos e vantagens a êles incorporados. (vide Lei 5802 de 12/07/1968)

§ 1º

Além da contribuição de (4%) quatro por cento, os servidores pagarão, durante um ano, uma joia na base de um por cento (1%) sôbre sua retribuição mensal, exceto para os atuais contribuintes do extinto Montepio dos Funcionários Públicos Civis e Militares do Estado.

§ 2º

Os aumentos de retribuição, que posteriormente venham a beneficiar o inscrito, determinarão, obrigatóriamente, a elevação do benefício e correspondente aumento das contribuições.

§ 3º

O inscrito que houver sofrido redução em sua retribuição, poderá requerer, a qualquer tempo, a correspondente diminuição da contribuição e do benefício, sem direito à devolução de qualquer diferença pelos prêmios pagos a maior.

§ 4º

Os contribuintes que deixarem de sofrer descontos por motivo de afastamento do cargo ou função, sem vencimentos, poderão recolher suas contribuições, na forma estabelecida pelo § 2º., do artigo 10, sendo-lhe descontado, ao reassumir, o débito porventura existente.

§ 5º

Os servidores inscritos posteriormente à data da promulgação da Constituição Estadual (8/5/1967), estarão sujeitos às taxas adicionais de 30% (trinta por cento) e 50% (cinqüenta por cento), sôbre a contribuição normal fixada nêste artigo, na hipótese de contarem, respectivamente, com mais de 50 (cinqüenta) ou de 60 (sessenta) anos de idade à data de inscrição. (Incluído pela Lei 5802 de 12/07/1968)