Use o Vade Mecum AI para Concursos: Lei + Questões em um só lugar!
JurisHand AI Logo

Artigo 159, Inciso III da Lei Estadual de Minas Gerais nº 3.214 de 16 de outubro de 1964

Acessar conteúdo completo

Art. 159

A Taxa de Serviços de Recuperação Econômica passa a ser devida, com alíquota de 4% (quatro por cento), apenas nos seguintes casos:

I

na venda de mercadorias por cooperativas de consumo e postos de abastecimento, sobre o preço;

II

na prestação de serviços de mão-de-obra, sobre o valor;

III

na empreitada de execução no Estado e no fornecimento de hospedagem, na parte em que não houver emprego de material, sobre o valor.

§ 1º

Na transferência de propriedade de veículo usado, a taxa será cobrada à razão de 1% (um por cento) sobre o valor, observada a tributação mínima de Cr$ 10.000,00 (dez mil cruzeiros).

§ 2º

O Orçamento do Estado, mediante destaque de parcela de fundo previsto no parágrafo 5º, destinará, no exercício de 1965, para a composição do Fundo de Eletrificação, disciplinado pela Lei n. 3.086, de 29 de abril de 1964, quantia de 20% (vinte por cento) superior ao total das dotações atribuídas pela Lei n. 2.990, de 6 de dezembro de 1963, a Centrais Elétricas de Minas Gerais S.A. (CEMIG) e a Eletrificação Rural de Minas Gerais S.A. (ERMIG) ficando mantidas as demais disposições da Lei n. 3.896, de 29 de abril de 1964.

§ 3º

Em cada um dos exercícios seguintes ao de 1965, a quantia a ser consignada, mediante destaque no orçamento, e destinada ao Fundo de Eletrificação, será igual ao respectivo montante das dotações do ano anterior, acrescido de parcela que, com ele somada corresponda, no mínimo, a 3% (três por cento) do total da receita tributária apurada no balanço do exercício anterior àquele em que se elaborar a proposta orçamentária do Estado.

§ 4º

O Fundo de Desenvolvimento Econômico, quando insuficiente para o custeio dos programas aprovados, será completado com outros recursos orçamentários.

§ 5º

O produto da arrecadação da taxa referida neste artigo será destinado à constituição do Fundo de Desenvolvimento Econômico, cuja aplicação será feita pelo Poder Executivo, na formação de capital e no custeio de programas previamente aprovados, dando-se prioridade aos elaborados por: Centrais Elétricas de Minas Gerais S.A. (CEMIG) Eletrificação Rural de Minas Gerais S.A. (ERMIG) Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) Companhia de Águas e Esgotos de Minas Gerais (COMAG) Companhia Agrícola de Minas Gerais (CAMIG) Frigoríficos de Minas Gerais S.A. (FRIMISA) Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (CASEMG) Metais de Minas Gerais S.A. (METAMIG). (Vide art. 1º da Lei nº 3.634, de 1/12/1965.) (Vide art. 6º da Lei nº 4.461, de 13/5/1967.)