Analista Judiciário
Cargo de nível superior existente na estrutura dos Tribunais do Poder Judiciário (Federal, Estadual, Trabalhista, Eleitoral, Militar). Possui diversas especialidades, como a Área Judiciária (exclusiva para bacharéis em Direito, atuando diretamente com a atividade-fim do tribunal), Área Administrativa (aberta a diversas formações, com funções de gestão e suporte) e áreas técnicas específicas (TI, Contabilidade, Psicologia, etc.). É um cargo muito visado pelos concurseiros devido à remuneração e estabilidade.
Sinônimos
Aplicações práticas
Direito Administrativo
Os analistas judiciários desempenham funções relevantes na gestão administrativa dos tribunais, contribuindo para a eficiência e a eficácia da prestação jurisdicional. Eles atuam em setores como recursos humanos, gestão de contratos e planejamento estratégico.
Direito Processual
Na Área Judiciária, os analistas judiciários exercem atividades diretamente relacionadas ao processo judicial, colaborando na fatia do trabalho que envolve a análise de petições, elaboração de despachos e outras atividades acessórias ao andamento dos feitos.