- Conteúdos
Decreto 91.372 de 26 de Junho de 1985
Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , no uso das atribuições que lhe confere o artigo 81, itens III e V, da Constituição, CONSIDERANDO a significativa importância do idioma pátrio como principal veículo de comunicação e fator prepondetante da integração nacional; CONSIDERANDO a necessidade de se reexaminar o ensino da língua materna, principalmente em face das diversas variantes de seu uso, nos extensos limites geográficos brasileiros; CONSIDERANDO que o prestígio do processo de aprendizagem da língua ensejará o hábito da leitura, instrumento indispensável ao acesso dos valores culturais, DECRETA:
Brasília, em 26 de junho de 1985; 164º da Independência e 97º da República.
Art. 1º
. - Fica instituída Comissão Nacional que deverá propor diretrizes para o reexame dos processos do ensino-aprendizagem da língua portuguesa.
Parágrafo único
A Comissão, a fim de atingir seus objetivos, poderá promover consultas a especialistas, bem como valer-se de pesquisas, estudos e propostas sobre o assunto.
Art. 2º
. - A Comissão será integrada por AURÉLIO BUARQUE DE HOLLANDA, ABGAR RENAULT, ANTONIO HOUAISS, CELSO FERREIRA DA CUNHA, CELSO PEDRO LUFT, FÁBIO LUCAS GOMES, FRANCISCO GOMES DE MATTOS, MAGDA BECKER SOARES e RAIMUNDO JURANDY WANGHAM.
Art. 3º
. - A Comissão terá prazo de 150 (cento e cinquenta) dias para apresentar suas conclusões.
Art. 4º
. - A Comissão disporá de uma Secretaria Executiva que contará com o apoio administrativo e financeiro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais-INEP, do Ministério da Educação.
Art. 5º
. - A instalação e o funcionamento da Secretaria Executiva observarão normas contidas em regulamento a ser expedido pelo Ministro de Estado da Educação.
Art. 6º
. - Este Decreto entra em vigor 30 (trinta) dias após a data de sua publicação.
JOSÉ SARNEY Marco Maciel
Este texto não substitui o publicado no DOU de 27.6.1985